Integrantes/Docentes

O CEA é formado por professores do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP.  A seguir, o perfil de cada professor integrante:

■ Coordenador do CEA: Paulo Carlos Kaminski

Engenheiro Naval (1986) e Doutor (1992) em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP e Administrador de Empresas (1990) pela FEA-USP. Tem experiência em pesquisa e ensino na grande área da mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de produto, metodologia do projeto, educação continuada e internacionalização da engenharia. De 2008 a 2014 exerceu a função de Representante Científico da Confiança (Vertraeunswissenschaftler) da Fundação Alexander von Humboldt no Brasil, e de 2009 a 2014 foi pesquisador visitante convidado do Instituto de Pesquisas da Indústria de Autopeças do Japão (Universidade de Waseda). Na Poli-USP, é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica; presidente da Comissão de Cultura e Extensão; coordenador acadêmico do Programa de Educação Continuada (PECE); coordenador do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) e do Centro de Automação e Tecnologia do Projeto (CAETEC); coordenador do curso de Especialização em Engenharia Automotiva e do curso de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços (MBA/USP). É colaborador internacional do CIRST (Centre interuniversitaire de recherche sur la science et la technologie) de Quebec, Canadá.  (http://sites.poli.usp.br/p/paulo.kaminski)


Marcelo Augusto Leal Alves

Engenheiro Mecânico (1993) e Doutor em Engenharia Mecânica (2002) pela Escola Politécnica da USP. Tem experiência em projetos de máquinas e equipamentos, com ênfase em sistemas automotivos. Desde 1996, é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP. Coordena a participação dos alunos da instituição no programa PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education) da General Motors e, desde 2009, faz a coordenação mundial do projeto de desenvolvimento de veículo global, que envolve universidades de diferentes países. Também é consultor de empresas.


Marcelo Massarani

Engenheiro Mecânico (1987) e Doutor em Engenharia Mecânica (1998) pela Escola Politécnica da USP. Possui larga experiência na área de projeto e simulação de sistemas mecânicos, com ênfase nas aplicações automotivas.  Também tem atuado de forma intensiva no ensino e consultoria da engenharia e análise do valor. É professor, desde 1988, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP, coordenador do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva e vice-coordenador do curso de Especialização em Engenharia Automotiva da instituição.


■ Maurício Assumpção Trielli

Engenheiro Mecânico (1980) e Doutor em Engenharia Mecânica (1997). Desde o início de sua carreira profissional vem trabalhando na pesquisa e desenvolvimento de combustíveis para motores de combustão interna, com ênfase em desempenho e emissões, tendo participado ativamente como executor técnico e coordenador de projetos e programas tais como o Proalcool e o de Produção e Uso de Biodiesel. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP, professor titular da Universidade Braz Cubas, professor adjunto do Centro Universitário da Fundação de Educação Inaciana e professor convidado do Instituto Mauá de Tecnologia.


Leandro V. da S. Macedo

Engenheiro Mecânico (1985) pela Universidade Federal do Rio Grande e Mestre em Engenharia Mecânica (1991) pela Escola Politécnica da USP. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia automotiva, desenvolvimento de veículos por simulações virtuais – CAE, cálculo estrutural, desenvolvimento de carroceria e chassi de veículos de passeio, método dos elementos finitos, dinâmica veicular, plasticidade e segurança veicular. Atualmente, é supervisor na Volkswagen do Brasil e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP.


■ Conselheiro do CEA: Ronaldo de Breyne Salvagni

O professor Ronaldo Salvagni fundou, em 2003, o Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli-USP e foi seu coordenador de 2003 a 2016 – atualmente, é conselheiro do CEA. 
Engenheiro Naval (1975) e Doutor (1981) em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP. Tem experiência nas áreas de Engenharia Mecânica e Naval, com ênfase em projeto integrado, análise estrutural, elementos finitos, reciclagem e dinâmica de veículos. Foi o mentor e coordenador do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Poli-USP, lançado no ano de 2000 como o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em engenharia automotiva do Brasil. Atualmente, é membro do Conselho Diretor da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP.