Colaboradores

■ Dalício Guiguer Filho

Engenheiro Elétrico (1995) pela FEI, pós-graduado em Administração (1999) pela FCAV/USP, e Mestre em Engenharia Automotiva (2005) pela Escola Politécnica da USP. Desenvolveu sua carreira em áreas relacionadas ao Projeto e Desenvolvimento de Produto exercendo funções técnicas e de liderança em empresas de grande porte. Expatriado para a GM Europa (2004-2007), trabalhou no Centro Internacional de Desenvolvimento de Produto, na Alemanha, atuando no planejamento e implementação de projetos regionais e globais. Na GM do Brasil, atuou como Gerente de Engenharia Elétrica-Eletrônica (2007-2010), onde liderou o grupo de engenheiros responsáveis pelo projeto da arquitetura elétrica do veículo, integração de software e sistema de carga, e como Gerente de Engenharia de Programas para o segmento de veículos compactos- médios (2010-2014). Atualmente, é Engenheiro-chefe para América do Sul no segmento de compactos-médios. Em paralelo às atividades na indústria, é professor do curso de Especialização em Engenharia Automotiva e professor-palestrante do Programa de Educação Continuada (PECE), ambos da Escola Politécnica da USP. LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/dalicio


■ Fabiano Armellini

Professor assistente no Departamento de Matemática e Engenharia Industrial da Polytechnique Montréal (Canadá). Possui graduação (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com intercâmbio acadêmico na Michigan State University (USA). Dr. Armellini é fundador de duas empresas de consultoria de sucesso no Brasil com foco na gestão da inovação e do desenvolvimento de produtos. Possui mais de 15 anos de experiência na realização e gestão do desenvolvimento de produtos inovadores nos setores aeroespacial, automotivo, de telecomunicações e de controle e automação industrial. Possui ainda experiência no projeto e implantação de processos de inovação de empresas dos mais diversos setores industriais como consultor. Seus interesses de pesquisa concentram-se no campo da gestão da inovação, com interesse especial pela inovação aberta, empreendedorismo tecnológico e processo de desenvolvimento de produtos.

 


■ Guilherme Canuto da Silva

É graduado em engenharia mecânica (2003). Possui mestrado (2008), doutorado (2013) e pós-doutorado (2015) em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP (EPUSP). Desenvolveu parte de suas pesquisas de doutorado na Technische Universität Darmstadt na Alemanha, como bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Tem dez anos de experiência profissional em projeto de dispositivos e de sistemas de manufatura automotiva, tendo atuado como engenheiro em diferentes unidades da Volkswagen do Brasil e também na Volkswagen Argentina. Atuou ainda como gestor de unidade no departamento de armação de carrocerias da mesma empresa, onde foi responsável pelas operações de manufatura dos principais modelos produzidos pela VW no Brasil. Desde 2015 é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC), junto ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Seus temas de interesse são: projeto do produto, projeto da manufatura, sistemas CAD/CAE e Industrie 4.0. http://www.guilhermecanuto.com.br/


■ Ugo Ibusuki

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (2000), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2003), MBA na FGV-EAESP (2007) e doutorado em International Studies pela Waseda University de Tokyo (2011). Atualmente é pesquisador convidado do Research Institute of Autoparts Industry (Waseda University), colaborador do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola Politécnica da USP e gerente sênior de compras na Mercedes-Benz do Brasil. Sua pesquisa de pós-doutorado no CEA está focada em sistemas da inovação do setor automotivo e aeronáutico.

 


■ William Manjud Maluf Filho 

Engenheiro Mecânico (2000) pela FEI, Mestre (2002) e Doutor (2008) em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP. Trabalhou por sete anos com pesquisa e desenvolvimento na Pirelli Pneus. Durante 10 anos atuou como membro da equipe de especialistas técnicos corporativos e como Supervisor de Qualidade da Ford Motor Company. Tem experiência nas áreas de Engenharia Mecânica, Automobilística, com ênfase em projeto de máquinas, análise estrutural por elementos finitos, gestão de qualidade e processos produtivos. É professor do Departamento de Engenharia Mecânica da FEI desde 2003. Atua como professor orientador do curso de Especialização em Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da USP desde 2011. É professor da Fatec desde 2014.