Mestres em Engenharia Automotiva da POLI/USP conquistam 6 prêmios no Congresso da SAE

Mestres e mestrandos do Programa de Engenharia Automotiva da Poli conquistaram 6 prêmios no Congresso Internacional SAE Brasil 2007 – maior evento do setor automotivo da América Latina – INCLUSIVE o de Melhor Trabalho Nacional.

São Paulo é, a cada novembro, o ponto de encontro da Engenharia Automotiva brasileira. Aqui se reúnem fábricas, montadoras, empresas de auto-peças e sistemistas, para fazer negócios e ter contato com o que existe de pesquisa e desenvolvimento na área.

No Congresso Internacional SAE Brasil 2007, encerrado no último dia 30 de novembro, 261 trabalhos foram aprovados para publicação e, destes, apenas 190 escolhidos para as apresentações orais. Deste total, Mestres e mestrandos do Programa de Engenharia Automotiva da POLI/USP tiveram 29 artigos técnico-científicos aceitos, dos quais 21 selecionados para apresentação oral. Das 18 categorias premiadas, a POLI/USP conquistou 6 prêmios, 1/3 da premiação, inclusive o de Melhor Trabalho Nacional, apresentado pelo engº Mauricio Cintra do Prado de Salles Penteado, com a pesquisa Identificação dos gargalos e estabelecimento de um plano de ação para o sucesso do Programa Brasileiro do Biodiesel.

O trabalho premiado

A crescente pressão mundial pelo desenvolvimento de tecnologias automotivas menos poluentes de emissões de combustíveis, incluindo o de combustiveis alternativos, foi a forma de impulsionar a tecnologia do Biodiesel, de origem não fóssil, derivados de fontes renováveis, visando substituir, gradualmente, o uso do óleo diesel, na matriz energética mundial. A diretiva americana “Clean air Act amendment of 1990”, a Lei S-517 e a diretiva européia “2003/30/EC of the European Parliament and of the Council of 8 May 2003” instituíram a adição do Biodiesel no óleo diesel. Nos Estados Unidos, este teor é de 20%, e, na Europa, é obrigatória a adição de 2%, e, em 2010, será de 5,75%. A Lei brasileira 11097/05 tornará obrigatória sua adição de 2% (Biodiesel B2), em 2008 (ou de cerca de 840 milhões de litros de Biodiesel, do montante estimado de demanda do óleo diesel, de 42 bilhões de litros, em 2008), e de 5% (Biodiesel B5), em 2013. O trabalho do eng. Mauricio Penteado, que acaba de ser premiado como o Melhor Trabalho Nacional do Congresso, buscou identificar gargalos no âmbito técnico-econômico do Programa Brasileiro do Biodiesel, e apresenta um plano de ação para o sucesso da implementação deste programa.

Em seu projeto de pesquisa para o Mestrado, que foi a base para a apresentação do trabalho do Congresso, Maurício destaca que, além da oleaginosa à base de sebo bovino, é importante fazer um alerta para a urgente necessidade de isenção de impostos e de subsídios governamentais, a fim de viabilizar a produção das oleaginosas da mamona, soja e dendê, a preços competitivos em relação ao óleo diesel.

Mauricio Penteado é engenheiro naval e consultor automotivo, trabalha na VW Anchieta como engenheiro de desenvolvimento de produtos, e é autor do livro “Biodiesel – Energia do Futuro” , elaborado em parceria com o engenheiro agrícola Carlos Freitas, atuante na implementação de fábricas de Biodiesel.

O Programa de Engenharia Automotiva da POLI/USP

Pioneira na criação do primeiro Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva no Brasil, a POLI/USP já formou cerca de 200 mestres em engenharia automotiva. São profissionais que passaram dois anos na academia – sem se afastar das empresas – aprofundando seus conhecimentos técnicos e buscando, junto ao corpo de doutores da POLI/USP, soluções para problemas reais da indústria brasileira.

De acordo com o coordenador Centro de Engenharia Automotiva da POLI/USP, prof. Dr. Ronaldo Salvagni, o Mestrado Profissional capacita a pessoa para atuar no desenvolvimento tecnológico dentro do contexto da empresa, além de conferir grau e prerrogativas idênticos aos do mestrado acadêmico, inclusive para o exercício da docência. “Mestres da POLI/USP saem capacitados a liderar mudanças, pois adquirem uma visão ampla e profunda da cadeia produtiva, dos processos tecnológicos, e passam a compreender o desenvolvimento como um sistema integrado.”

“O Mestrado é um passo importante no aprimoramento do conhecimento e um diferencial para a carreira profissional. No entanto, para profissionais que, como eu, possuem um vínculo empregatício, o mestrado acadêmico torna-se inviável, principalmente no que se refere à conciliação de horários. O Mestrado Profissional tem a vantagem de permitir que o aluno aborde problemas reais da organização em que trabalha. É um curso que exige muito, mas também resulta em reconhecimento na empresa e no mercado”, avalia Flávio Liviero, Mestre em Engenharia Automotiva da POLI/USP e Chefe de Planejamento de Projetos da Scania Latin América.


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