Mestrado da USP direcionado ao setor automotivo é referência no setor

Engenheiros de montadoras e de empresas sistemistas (fornecedores do setor) aprofundam conhecimento e colhem prêmios

Criado há 7 anos, o Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva reúne um corpo docente formado por professores da POLI/USP e profissionais do mercado, em geral consultores e Doutores. Essa sinergia entre Universidade e Indústria, que mescla teoria e prática, tem fortalecido a credibilidade do curso. Mais do que isso, a qualidade dos trabalhos – boa parte premiada em eventos técnicos – a aplicação do trabalho e o reconhecimento dos funcionários pelas empresas – promoções, transferências para o exterior, ajuda para custeio do curso etc – são alguns dos resultados que o Mestrado Profissional tem gerado.

Em novembro de 2006, a POLI/USP foi responsável por 12% dos trabalhos apresentados no maior evento nacional de engenharia Automotiva – o Congresso da SAE – e conquistou quase 30% dos prêmios, inclusive o de Melhor Trabalho Nacional. O engenheiro da GM, Leonardo Macarrão Júnior, por exemplo, formado em 2004, tem conquistado prêmios durante e após o curso. Em 2006, obteve a Menção Honrosa pelo Melhor Trabalho no tema Manufatura, com o projeto Laminação de Peças em Fibra de Vidro com Qualidade. Em 2004 foi premiado na área de Projetos, e em 2005 na de Manufatura. Outro aluno, Jairo de Lima Souza, formado em 2006, foi convidado a trabalhar como Chefe de Desenvolvimento de Motores no centro de pesquisas da Scania, na Suécia. “Tenho a possibilidade de empregar os conhecimentos adquiridos no curso ao liderar engenheiros que desenvolvem motores de alta qualidade tecnológica para mais de 100 países”. Eduardo Santos, engenheiro da Visteon, formado em 2005, comenta que é um mérito do curso conseguir produzir uma transformação importante nos alunos em um espaço de tempo relativamente curto.

O curso está organizado em três núcleos, subdivididos em áreas de conhecimento:

  • Engenharia Fundamental: Potência e propulsão; aerodinâmica e mecânica estrutural; Dinâmica e Controle; Eletrônica
  • Engenharia Avançada e de Sistemas: Projeto e Manufatura; Engenharia de Ciências do Materiais; Engenharia da Qualidade; Sistemas Inteligentes de Transporte
  • Gestão e Fatores Humanos: Orçamentação e Finanças; Fatores Humanos e Ergonomia; Legislação e Normas

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e reconhecido pelo MEC, o Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva prepara pesquisadores e profissionais especializados, e confere, inclusive, as prerrogativas para o exercício da docência.

Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Pré-requisito: diploma de Graduação
Duração: O aluno conclui o curso entre 18 e 24 meses, com aulas à noite ou aos sábados. Cada disciplina tem uma aula por semana, com duração de 3 horas, durante o período letivo de 12 semanas.

Local: Escola Politécnica da USP – Departamento de Engenharia Mecânica
Inscrições e Informações: (11) 3817-5488 e
mpauto@usp.br e www.poli.usp.br/automotiva


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111

Leave a Reply