Manufatura e Desenvolvimento de Produto no Congresso SAE 2013

Prof. Paulo Kaminski, do CEA, foi o mediador

Prof. Paulo Kaminski, do CEA, foi o mediador

O painel Interação entre Manufatura e Desenvolvimento de Produto como Fonte de Competitividade e Inovação, realizado durante o Congresso SAE Brasil 2013, no dia 8 de outubro, em São Paulo (SP), discutiu soluções para aprimorar o processo produtivo e a qualidade dos veículos, a partir de experiências das montadoras Mercedes-Benz e General Motors. O debate foi mediado pelo Prof. Dr. Paulo Kaminski, integrante do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli-USP.

O gerente senior de Planejamento da Produção de Caminhões da Mercedes-Benz, Alexandre Nogueira, falou sobre a trajetória da montadora na América Latina, região em que é reconhecida como a maior fabricante de veículos comerciais. A empresa possui 60 anos de produção na América Latina e 20 anos de desenvolvimento de tecnologias e produtos no Brasil. A partir da análise dos resultados obtidos, o executivo ressaltou que a combinação do desenvolvimento do produto com o processo de manufatura permite maximizar a eficiência do processo produtivo e reduzir o tempo de lançamento do veículo.

Alexandre Nogueira apresentou cases da Mercedes-Benz que confirmam os benefícios do círculo virtuoso da engenharia da manufatura para alcançar o mais eficiente processo produtivo, o qual segue quatro determinações: Alinhamento entre Processo e Design, Simulação, Lean Thinking (Mentalidade Enxuta) e Flexibilidade da Manufatura.

Representando a General Motors, Marcos Paiva, diretor geral de Planejamento e Gerenciamento de Programas da América do Sul, garantiu que o sucesso do produto está relacionado à estratégia de manufatura e, portanto, os cenários de industrialização devem ser compreendidos já na fase de planejamento de produto para maximizar os resultados positivos. Segundo o executivo, a interação da manufatura com o produto é vital para reduzir riscos e abrir caminhos para soluções criativas que melhorem a competitividade. Ele ressaltou, no entanto, que nem todos os fatores podem ser controlados e melhorados, por isso a flexibilidade é fundamental.

A empresa SAP Brasil, especializada em softwares de gestão, também participou do debate. Seu gerente, Daniel Bio, apresentou os benefícios da tecnologia da informação para o crescimento do negócio: suporte à inovação, gestão em tempo real, agilidade na tomada de decisão, entre outros.

As três apresentações estão disponíveis no item Manufatura neste link http://www.saebrasil.org.br/eventos/palestras/congresso2013/

 

 

 


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111