Competições

▪ Fórmula SAE Brasil

Competição de desenvolvimento de produto, entre faculdades de engenharia, promovida desde 2004 pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil). Os estudantes têm de conceber, projetar, fabricar e competir com pequenos carros de corrida estilo fórmula. As equipes melhor classificadas representam o Brasil em duas competições internacionais realizadas nos EUA.

A Equipe Poli Racing, formada por alunos da Escola Politécnica da USP, foi criada em 2008, por iniciativa dos próprios estudantes, com o apoio do CEA, para representar a Escola na competição Fórmula SAE. Desde o início, o grupo é acompanhado pelo professor orientador Marcelo Alves, do CEA.

Saiba mais sobre o projeto na página Equipe Poli Racing – Formula SAE (Facebook)

▪ Baja SAE

A Competição Baja SAE Brasil desafia anualmente as equipes de faculdades de engenharia a desenvolver o projeto de um minijipe off-road, desde sua concepção, projeto detalhado e construção.

A Equipe Poli de Baja participa da competição desde 2001 e tem uma trajetória de sucesso, com a conquista de vários prêmios e troféus no Brasil e também nas etapas internacionais. O professor Marcelo Alves, do CEA, orienta a equipe de alunos.

Saiba mais sobre a Equipe da Poli de Baja em www.equipepoli.com.br

▪ SAE Brasil Aerodesign

Competição entre alunos de engenharia, que se envolvem com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, passando pela concepção, projeto detalhado, construção e testes. Todo ano, eles recebem um novo desafio, com base na realidade da indústria aeronáutica, como, por exemplo, otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso pela otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos, entre outros.

A Escola Politécnica da USP é representada pela equipe Keep Flying e participa da competição desde 2003.

Saiba mais sobre a Equipe da Poli Keep Flying no Facebook.

▪ Milhagem

A Maratona Universitária da Eficiência Energética incentiva os alunos de engenharia a construir um carro que seja altamente econômico. Vence a equipe que percorrer a maior distância com o menor consumo energético. A competição é dividida nas categorias Gasolina, Etanol e Elétrico. Os veículos também passam por avaliações de projeto, segurança e sustentabilidade.

Conheça mais sobre a Equipe PoliMilhagem, que representa a Poli-USP na Maratona Universitária da Eficiência Energética, no website http://pmilhagem.wixsite.com/polimilhagem