Evento da Fundação Humboldt para pesquisadores terá apresentações de integrantes do CEA

humboldt_kolleg_2016_-_logo_final_ooookkk

O Prof. Dr. Paulo Kaminski, docente integrante do CEA, e o Prof. Dr. Guilherme Canuto da Silva, colaborador e pós-doutorando do CEA e professor da Universidade Federal do ABC, estão entre os palestrantes do Brazilian Humboldt Kolleg 2016, edição brasileira do tradicional evento da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), sediada em Bonn, Alemanha. Será realizado de 3 a 5 de novembro, na Universidade Federal de São Carlos, no Centro de Materiais Avançados e Energia, no campus de São Carlos (SP).

O objetivo do evento é estreitar redes de cooperação interdisciplinares e criar novas formas de aproximação científicas, com a participação de bolsistas e ex-bolsistas brasileiros da Fundação Humboldt, pesquisadores de excelência, e representantes de importantes instituições de CT&I do Brasil e Alemanha.

O tema do Brazilian Humboldt Kolleg 2016 é “Ambientes: tecnociência e suas relações com a sustentabilidade, ética, estética, saúde e o futuro do humano”, que, segundo os organizadores, implica amplo leque de questões particularmente relevantes no atual contexto científico, social e político no Brasil. A expectativa é que os debates proporcionados no evento se transformem em novos projetos de pesquisa, na divulgação de conhecimento científico e propostas de mudanças sociais e educacionais.

Na sexta-feira, 4 de novembro, às 11h30, está agendada a apresentação do Prof. Dr. Paulo Kaminski: “One Humboldtian Engineer, the Global Engineering and its Consequences”. De 2008 a 2014, ele exerceu a função de Representante Científico da Confiança (Vertraeunswissenschaftler) da Fundação Alexander von Humboldt no Brasil.

No dia seguinte, às 12 horas, o Prof. Dr. Guilherme Canuto da Silva ministrará a apresentação “Integration of Embedded Systems and Cyber-physical Systems: a Proposal Based on Machine Learning”, que aborda a transição dos sistemas embarcados para os sistemas ciberfísicos.

Informações sobre o Brazilian Humboldt Kolleg 2016 estão disponíveis em http://www.avh.kollegbr.ufscar.br/

 


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111