Alunos da Poli-USP participam da Competição Fórmula SAE Brasil em novembro

A equipe de alunos da Poli-USP está entre as 69 equipes inscritas para a 15ª Competição Fórmula SAE Brasil (recorde histórico de inscrições), que será realizada de 28 de novembro e 2 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP). Participam alunos de 57 instituições de ensino superior de 11 Estados brasileiros e Distrito Federal, além de quatro  estrangeiras, da Colômbia, Peru, Venezuela e México. O Estado de São Paulo lidera em volume de inscrições, com 20 equipes.

O Prof. Dr. Marcelo Alves, integrante do CEA, é orientador, desde 2008, da equipe da Poli-USP, que compete na categoria Combustão. Pelas regras, os próprios alunos devem projetar e construir os carros da competição, que, na edição deste ano, terá 52 movidos a combustão e 17 de propulsão elétrica. Os carros Fórmula SAE a combustão são equipados com motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Já os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 300 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s.

As equipes que obtiverem as melhores pontuações na competição brasileira poderão representar o Brasil nas provas realizadas nos Estados Unidos, em 2019, pela SAE International: a vencedora na categoria Combustão poderá disputar a Fórmula SAE Michigan; enquanto a campeã da categoria Elétrica e a vice-campeã da Combustão poderão participar da Fórmula SAE Lincoln.


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111