Equipe da Poli-USP é premiada na competição mundial do PACE com veículo reconfigurável e de uso compartilhado

Participantes do Global Vehicle Development Project, competição promovida pelo Programa PACE, da General Motors mundial, alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e de mais quatro universidades estrangeiras desenvolveram um veículo reconfigurável, que amplia a capacidade de passageiros, e de uso compartilhado para a cidade de São Paulo. Denominado de Opal, o veículo foi premiado em segundo lugar na categoria Perspectiva de Cliente (pesquisa de mercado) e em terceiro lugar na categoria Engenharia do Produto.

A competição reuniu oito equipes e aconteceu durante o Fórum PACE, realizado pela primeira vez no Brasil, entre 26 e 30 de julho, nas instalações da Poli-USP (o evento teve a coordenação do professor Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva da Escola). O júri foi composto por especialistas do mercado automotivo, incluindo o diretor para Design Global Avançado da GM, Clay Dean. Participaram 235 estudantes, de 50 instituições de ensino de 12 países diferentes.

Os alunos da Poli-USP desenvolveram o projeto Opal, em parceria com estudantes da Hochschule RheinMain University of Applied Sciences (Alemanha), Howard University (Estados Unidos), New Mexico State University (Estados Unidos) e University of Ontario Institute of Technology (Canadá).

“Na competição, aprendemos com as diferentes perspectivas culturais de como abordar problemas de mobilidade urbana e também exercemos a movimentação do futuro engenheiro nas diferentes esferas que o desenvolvimento de um produto e qualquer empresa atual abrange”, diz o aluno Erich Sato, do 4º ano do curso de Engenharia de Mecatrônica da Poli-USP e líder da equipe responsável pelo projeto Opal. 

Para ele, o PACE contribui para a formação de um engenheiro de mente mais aberta, capaz de enxergar o processo como um todo, mediar a interação entre diferentes áreas da organização e ser mais sensível a discrepâncias culturais. “O que isso tudo implicou em mim? Uma pessoa mais tolerante, comunicativa e mais confiante para enfrentar os desafios do real mercado de trabalho”, conclui.

Projeto Opal

Foto Opal 6 - Projeto Equipe Poli para PACE - julho 2015

O projeto Opal é um modelo hatch, de duas portas, que amplia a capacidade de passageiros, de três para cinco assentos (e, portanto, as dimensões do veículo), quando o usuário desejar.

A expansão da carenagem é feita por meio de motores elétricos lineares (atuadores eletrônicos). “Eles forçam o módulo de expansão para expandir o veículo no sentido do comprimento, possibilitando ampliar o espaço interno para cargas e pessoas. A sustentação e integridade do módulo em movimento são garantidas por mecanismos similares aos usados em trilhos de montanha russa.”, explica o aluno Erich Sato.

As dimensões do veículo Opal são as seguintes:

Comprimento retraído: 3.283,11 mm

Comprimento expandido: 3.990,241 mm

Altura: 1.710,18 mm

Largura: 2.123,84 mm

A condição de veículo reconfigurável, que atende diferentes demandas de mobilidade, facilita o uso compartilhado. O Opal foi desenvolvido considerando os resultados de pesquisa de mercado realizada na capital paulista. O público-alvo do veículo são jovens de 21 a 29 anos que trabalham e empresas de entrega a domicílio.

Desafio de dois anos 

A competição Global Vehicle Development Project é realizada entre as universidades participantes do PACE, programa liderado pela General Motors mundial para a educação de engenharia. Nesta edição, os oito times receberam o desafio de desenvolver um sistema de mobilidade RSMS (Reconfigurable Shared-Use Mobility Systems) para otimizar o uso da frota de veículos de megacidades, por dois mecanismos: a reconfiguração e o uso compartilhado.

O projeto completo tem duração de dois anos. A primeira etapa terminou agora, em julho, quando os times apresentaram a concepção do produto, uma maquete e o plano de negócios. Nos próximos 12 meses, eles terão de trabalhar mais focados no projeto de engenharia e construir o protótipo funcional (o veículo pronto para ser usado), que deverá ser apresentado no Fórum PACE de 2016, na Universidade de Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos.

O Brasil é o único país da América do Sul que participa do PACE – a Poli-USP ingressou em 2005 como a primeira escola brasileira selecionada pelo Programa. As universidades são equipadas com software e laboratórios, oferecidos pelas empresas participantes no PACE. A Poli-USP possui quatro laboratórios equipados pelo Programa, com mais de 100 estações de trabalho e software para Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE), aplicados para conceber, projetar e fabricar veículos.

Premiação 2015

          Os oito projetos participantes da competição Global Vehicle Development Project foram avaliados sob os seguintes pontos de vista: perspectiva do cliente (Customer Insight), desenho industrial (Design), engenharia do produto (Product Engineering) e montagem (Manufacturing). As universidades vencedoras, por categoria, são as seguintes:

Perspectiva do Cliente 
1º Lugar: Time#3: Hongik (Coreia do Sul), Northwestern (EUA), Jilin (China), Tuskegee (EUA), British Columbia (Canadá), Instituto Politecnico Nacional (México)
2º Lugar: Time#1: Howard (EUA), RheinMain (Alemanha), Poli-USP (Brasil), New Mexico State (EUA), Ontário Instituto de Tecnologia (Canadá), Hamburg (Alemanha)
3º Lugar: Time#5 Instituto Nacional de Design (Índia), Queen’s (Canadá), Sungkyunkwan (Coreia do Sul), Korea (Coreia do Sul), Inha (Coreia do Sul), Colégio de Tecnologia PSG (índia)

Engenharia do Produto 
1º Lugar: Time#3: Hongik (Coreia do Sul), Northwestern (EUA), Jilin (China), Tuskegee (EUA), British Columbia (Canadá), Instituto Politécnico Nacional (México)
2º Lugar: Time#8 Faculdade de Estudos Criativos (EUA), ITESM-Toluca (México), Puerto Rico (EUA), Iberoamericana (México), FEI (Brasil)
3º Lugar: Time # 1: Howard (EUA), RheinMain (Alemanha), Poli-USP (Brasil), New Mexico State (EUA), Ontário Instituto de Tecnologia (Canadá), Hamburg (Alemanha)

Montagem
1º Lugar: Time#3 Hongik (Coreia do Sul), Northwestern (EUA), Jilin (China), Tuskegee (EUA), British Columbia (Canadá), Instituto Politécnico Nacional (México)
2º Lugar: Time#4: Tongji (China), Kookmin (Coreia do Sul), Hunan (China), Politécnico de Torino (Itália), Prairie View A&M (USA)
3º Lugar: Time#8 Faculdade de estudos criativos (EUA), ITESM-Toluca (México), Puerto Rico (EUA), Iberoamericana (México), FEI (Brasil)

Desenho
Melhor exterior: Time#4: Tongji (China), Kookmin (Coreia do Sul), Hunan (China), Politécnico de Torino (Itália), Prairie View A&M (USA)
Melhor interior: Time#3: Hongik (Coreia do Sul), Northwestern (EUA), Jilin (China), Tuskegee (EUA), British Columbia (Canadá), Instituto Politécnico Nacional (México)

Destaque Geral
Time#3: Hongik (Coreia do Sul), Northwestern (EUA), Jilin (China), Tuskegee (EUA), British Columbia (Canadá), Instituto Politécnico Nacional (México)

Foto Equipe Poli - PACE na comemoração 2015 - EDP-1250

Equipe do projeto Opal, com alunos da Poli-USP

 

 


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111