Deprecated: The behavior of unparenthesized expressions containing both '.' and '+'/'-' will change in PHP 8: '+'/'-' will take a higher precedence in /home/automotiva/public_html/wp-content/plugins/newsletter/includes/module-base.php on line 1222
Engenheiro brasileiro lidera equipe automotiva na Europa – Centro de Engenharia Automotiva da POLI-USP

Engenheiro brasileiro lidera equipe automotiva na Europa

Mestre em Engenharia Automotiva da Poli/USP gerencia equipe de engenheiros de desenvolvimento de motores da Scania, na Suécia. Ele aponta a flexibilidade e a agilidade como os principais diferenciais do profissional brasileiro no exterior.

A oportunidade de crescimento profissional não aconteceu por acaso para o engenheiro Jairo de Lima Souza, de 36 anos de idade. Ele trabalha na Scania do Brasil desde 1990 e, ao longo dos anos, não se acomodou: atuou em diferentes departamentos, investiu na sua formação técnica, trocou informações com profissionais da área e participou de um plano de troca de chefes entre os países, promovido pela companhia, que tem por objetivo manter vivo o processo de integração entre a equipe global. Logo após concluir o Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), o engenheiro recebeu o convite para gerenciar uma equipe da companhia na Suécia, formada por 13 engenheiros, de diferentes nacionalidades mostrando assim a flexibilidade dos profissionais brasileiros. “A diferença cultural existe e eu estou aprendendo a desenvolver cada vez mais a habilidade de observação, pois os feedbacks dos profissionais são diferentes”, comenta Jairo de Lima Souza, que no dia-a-dia procura conversar com a equipe apenas em sueco para compreender melhor todas as expressões e as reações dos profissionais.

Na opinião dele, atuar fora do País é uma experiência enriquecedora. “Os nossos principais diferenciais são a agilidade e a flexibilidade, mas temos muito que aprender com os profissionais de fora, sobretudo a capacidade de planejar o futuro e desenvolver uma visão de longo prazo”, comenta o engenheiro, que assinou contrato para trabalhar na Suécia por três anos.

Antes de optar pelo mestrado da Poli/USP, o engenheiro avaliou os demais cursos oferecidos por outras Universidades na região da grande São Paulo. “Analisei os diversos cursos de MBA e de especialização que o mercado oferece. Pensei em fazer mestrado tradicional, mas recuei, pois um curso com esse perfil não está muito vinculado à indústria, às demandas do setor. Eu precisava de um curso que aliasse o conhecimento acadêmico com o mercado automotivo”. Depois de conversar com um colega que havia cursado o Mestrado Profissional da Poli/USP e apresentar a ele o case sobre embreagem que desenvolveu para a Scania, Jairo decidiu procurar um professor do Mestrado Profissional para discutir suas necessidades e seus projetos.

Com o apoio do professor orientador, Jairo de Lima Souza percebeu que poderia ir além e acrescentar em sua experiência profissional uma ótica acadêmica. A partir daí foram dois anos de muitos projetos e de novos conteúdos, que geraram a dissertação “Investigação das falhas do sistema de acionamento de embreagem do tipo cilindro escravo concêntrico em veículos comerciais pesados sob as condições operacionais do mercado brasileiro”. O projeto teve ótima repercussão na companhia influenciando diretamente as características construtivas do sistema e, segundo ele, o modelo do estudo pode ser ainda estendido para a avaliação do tempo de resposta em sistemas de freios automotivos.


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111